Conhecendo o Arsenal: MP40

  |  

Olá, Atiradores!

Trouxemos para o Blog uma arma que equipou as tropas do Eixo na segunda guerra mundial, conheçam a MP40!

A submetralhadora MP40 (Maschinenpistole 40) foi desenvolvida pela Alemanha Nazista durante o período do Terceiro Reich, e foi usada por boa parte das tropas que faziam parte do Eixo.

Em alguns momentos, eram encontradas unidades da MP40 sendo utilizadas pelos seus rivais (os Aliados), que capturavam essas armas e as utilizavam para substituir seus armamentos. Diziam que o recuo da MP40 era bem mais fácil de controlar do que o da Thompson!

Apesar da sua popularidade, a arma não foi a mais produzida e utilizada entre os soldados do Eixo - porque ela ainda perdia para o Rifle Kar98k. Porém, ainda assim foram fabricadas mais de um milhão de unidades da MP40 (pela Erma Werke) e juntas, a MP40 e a Kar98k eram o armamento principal das infantarias do Eixo.

Tudo isso se deve porque ela utilizava um material inovador na época, feita em chapas de aço estampado que era muito mais barato e prático do que o que era utilizado nas suas versões anteriores (na MP36 e na MP38). A maior diferença entre ela e suas "irmãs" era exatamente o custo da produção.

A arma era no geral bem confiável, mas sofria com problemas de emperramento da munição - que era causado tanto por um problema de produção, quanto pelo mal uso da arma. O local onde o cartucho é encaixado podia sofrer de desgaste, e alguns soldados também se confundiam achando que aquele local servia como "grip" para segurar a arma. 

Na Batalha de Stalingrado, muitos combates eram travados à curta distância, e os Russos frequentemente derrotavam os alemães porque estavam todos equipados com submetralhadoras. Isso fez com que o exército Alemão mudasse de estratégia e substituíssem a Kar98k e a MP40 pela revolucionária STG44.

Após o final da segunda guerra, muitas unidades da MP40 foram capturadas pelos Aliados (não só por questões de segurança, mas também como troféus!) e, consequentemente, espalhadas pelo mundo. Acredita-se que cerca de 200 mil unidades da arma foram viajar ao redor do mundo.

Alguns países ainda usaram a MP40 por décadas como armamento oficial, substituindo ela somente por armas bem mais novas e eficientes, como a Heckler & Koch MP5 por exemplo.


Família unida: Kar98k, MP40, STG44.

Nome: MP40
Tipo: Submetralhadora
Ação: Blowback
Calibre: 9x9mm Parabellum
Peso: 3.97kg
Comprimento: 833mm / 630mm
Cadência de tiro: 500~550 t/m
Alcance efetivo de combate: 100~150m

Qual é a próxima arma que vocês gostariam de conhecer na série Conhecendo o Arsenal? Manda aí nos comentários!

Fique por dentro de tudo que acontece no Campo de Batalha!

Notícias
Eventos
Atualizações
GM Blog
Status do Serviço

Desejamos a todos um ótimo jogo!

Atenciosamente,
Equipe Point Blank